sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Perda de identidade no namoro


     Cada um de nós é único, diferente dos outros bilhões de habitantes do planeta Terra em nossa aparência física, personalidade, crenças, valores, entre outros tantos aspectos. O conceito de identidade pode se resumir de forma simplificada na resposta de uma única pergunta: Quem sou eu?
     Desenvolvemos nossa identidade de forma constante todos os dias de nossa vida. Muitas mudanças são positivas, amadurecemos, crescemos em conhecimento, em respeito ao outro. Porém, nesse processo de mudança muitas pessoas passam por crises de identidade ja não sabendo responder exatamente quem é em meio a tantas mudanças.
     Uma das fases em que percebo muitas pessoas passando por crises de identidade é o namoro. E me refiro principalmente aos cristãos que em sua identidade devem possuir como referência em primeiro lugar o amor e temor a Cristo. Em alguns namoros que tive o prazer(e o desprazer) de acompanhar vi ambas as situações: pessoas que depois de iniciarem passaram a se firmar ainda mais em Deus, amadureceram e se tornaram testemunhos vivos de verdadeiros cristão como a palavra de Deus nos mostra. E também presenciei o inverso, casais que depois de iniciarem um namoro se isolaram, se afastaram, se tornaram "donos do seu próprio nariz que não precisam dar justificativas a ninguém", que abandonaram seus ministérios enterrando o talento que um dia Deus lhes deu.
     Focando na segunda situação acredito que a carência seja o grande motivador de tal mudança na maioria dos casos. O desejo de se sentir amada(o), de ter com quem sair, de ter com quem sonhar em construir um lar faz com que muitos abandonem os princípios que um dia tiveram. E nesse abandono aquele que ia em três cultos só aparece na igreja aos domingos(ou quando esta na escala para algo), aquele que sempre estava disposto a ajudar em tudo(recepção no culto, lavar louça no final de confraternizações, se aproximar de visitantes) passa a cuidar só do seu próprio umbigo, aquela pessoa submissa as suas lideranças se afasta e se esconde atrás de tantas justificativas como família, faculdade, carreira.
     Me parece até que alguns só estavam na igreja procurando uma namorada(o), ai quando encontram parece que a missão foi cumprida e "relaxam". Sendo que a vida cristã vivemos é para Deus, seja na juventude enquanto conciliamos trabalho e faculdade, na vida adulta enquanto conciliamos casa e família, e em todas as outras fases que passamos ou ainda passaremos. Não deixe que os seus relacionamentos e seus sonhos prejudiquem sua vida cristã com Deus e com a igreja em que Deus te colocou. É na igreja que somos tratados, é na igreja que participamos da comunhão dos santos, é na igreja que Deus nos usa para abençoar outras vidas. O Ide também acontece dentro da igreja enquanto muitas pessoas precisam ser acompanhadas e discipuladas, e isso é dever seu e meu. É na igreja que somos membros do corpo de Cristo, um membro fora do corpo perde a vida que tem...esta morto!

Nem todos os namoros terminam em casamento, alguns se desmancham e quando não temos nossa identidade definida e não estamos inseridos no corpo de Cristo ficamos como um naufrago, perdido, sozinho, sem saber direito quem é e para quem correr.



Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
Mateus 7:13-14

Nenhum comentário:

Postar um comentário