quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Quando devo começar a namorar?


Quando chegamos a adolescência tudo nos empurra para o namoro, os hormônios, a televisão, os amigos, os parentes. O tempo vai passando e nem todos conseguem namorar logo. E isso acaba virando motivo de frustração para muitos jovens, que começam a se sentir rejeitados, excluídos, a sua auto-estima despenca, por fim, acabam se metendo em várias furadas para alcançar o tão sonhado namoro.
 
Me lembro que tinha os meus 16, 17 anos, o quão frustrado era por não ter uma namorada, pensava: “deve ser porque sou gordo...”, hoje vejo que nada mais era do que o livramento de Deus para algo melhor que estava por vir.

Muita vezes o problema está em não saber esperar o tempo certo para as coisas. Vejo muitos adolescentes de 14, 15 anos namorando, e isso sempre faz com que acenda o sinal de alerta. O namoro cristão não pode ser banalizado como é o namoro secular, o namoro cristão ele deve sempre ter o foco no casamento, e por mais “eternos” que sejam os amores na adolescência, são raríssimos os casos em que um namoro juvenil vai até o altar.

Antigamente cedo se começava a trabalhar, mas hoje em dia, todos querem estudar, criar uma carreira, para depois ingressar no mercado de trabalho, e quando se entra no mercado exige tempo até conseguir um bom emprego que possa montar/sustentar uma família.

Então é fácil fazer as contas: começar um namoro com 15 anos, vai levar quantos anos até casar? 10 anos? Com sorte não é? Agora 10 anos namorando, é um tempo muito longo para apenas namorar. Quem namora sabe o quão difícil é ter um relacionamento em santidade segundo o querer de Deus. Agora imaginem 10 anos namorando, se descobrindo, passando por fases boas e ruins, agora junte tudo isso aos hormônios fervilhantes da adolescência e pronto, temos um prato cheio para algumas situações:
- A primeira e a mais comum é ter um namoro totalmente longe dos propósitos de Deus, onde a prática do sexo já faz parte da vida do casal de namorados;
- Outra muito comum é um namoro cheio de idas e vindas, brigas e acertos e altamente tóxico para ambos;
- Um namoro que vai durar alguns anos, e que quando a adolescência passar, ambos vão perceber que não tem mais nada haver um com o outro, pois já mudaram muito, isso pode gerar rompimentos trágicos, onde ambos saem muito machucados;

Então qual é o segredo? Quando devo começar a namorar? Como vou saber se estou pronto? Como vou saber quando é a vontade de Deus?

Bom eu não posso estabelecer nenhuma regra, pois, a bíblia não mostra nada relacionado a anos. Mas a bíblia também não nos mostra nenhum “namoro” de 10 anos, pelo contrário, nos tempos bíblicos o primeiro passo já era o casamento. Mesmo Jacó que esperou 14 anos para ter Raquel, não existe nenhum relato dos dois namorando. Então, na minha opinião e experiencia você deve levar em consideração as seguintes perguntas antes de começar a namorar:

- Porque quero namorar? É um motivo Santo e verdadeiro? Penso em casamento?
- Ela tem a mesma convicção de fé que eu? Essa é uma pergunta crucial. Nunca entre em um relacionamento achando que a pessoa vai mudar, ou se converter, pois, isso raramente acontece.
- Eu amo de verdade essa pessoa? Ou estou pensando em somente satisfazer uma necessidade fisiológica?
- Estou preparado para abrir mão do meu modo de vida para fazer feliz outra pessoa?
- Em quanto tempo terei condições (financeiras e emocionais) de casar? Se essa pergunta não tiver resposta, ou a quantidade de anos for muito grande, talvez não seja a sua hora de namorar.

Eu fui namorar pela primeira vez aos 21 anos, e essa pessoa hoje é a minha esposa, sou muito feliz, grato a Deus e totalmente satisfeito com o meu casamento.
Tenha muito cuidado, uma decisão errada pode trazer muitos anos de amargo arrependimento.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”
Eclesiastes 3:1

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário