quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Organizando uma viagem de forma independente

Continuando o post "planejando a viagem dos sonhos" venho hoje dar algumas dicas que peguei em vários blogs(seria até injusto citar um) lidos nesses último meses. No começo quando pensávamos em viajar vimos muitos pacotes fechados em agencia, conforme ia pesquisando vi os prós e contras disso. Prós de um pacote de viagem montado: praticidade, ter uma pessoa pra organizar tudo pra você sem você se preocupar muito / Contras: custo geralmente(quase sempre) mais elevado, passeios mais engessados "tipo turistão". Decidimos então, principalmente pelos custos, organizar nossa própria viagem. E então pra elabora isso seguimos as seguintes dicas:

1° Pesquisar destinos e passagens tendo em mente o período que vai poder viajar. Em relação as passagens a maioria diz que o período ideal para comprar é em média 3 meses antes da data da viagem, nós fomos abençoados em conseguir uma promoção com 9 meses de antecedência então também é bom ficar de olho antes. Escolhendo o destino verifique que documentos vai precisar: só identidade é suficiente? Precisa de passaporte?precisa de visto?

2° Com o roteiro definido(simplificado, sem tentar ver 10 cidades em 15 dias) e passagens compradas favorecendo os destinos que você precisa ir(é legal antes de comprar verificar a disponibilidade de stop over - ou multiplos destinos - com isso você consegue ficar em uma cidade no caminho e depois pegar o voo para ir para o seu destino final com o preço de uma única passagem) continue as pesquisas e comece a montar o roteiro.

3° Para se organizar é ideal utilizar uma planilha no excel ou um arquivo no word(tenho um roteiro semi-elaborado no word que lanço todas as informações conforme vamos definindo).
Fizemos o roteiro no seguinte esquema:
-Informações dos voos e trem(horário, estação ou aeroporto, limite de quantidade e peso de bagagem)
-Em seguida anotamos dia a dia a cidade que estaríamos e qual o roteiro planejado para cada dia(como estaremos de férias, em uma viagem romântica e com o TJ de joelho operado fizemos tudo em modo "slow", sem correria)
-Depois do roteiro dia-a-dia inseri alguns mapas que podem ser úteis impressos
-Logo após os mapas inseri uma página com restaurantes, padarias e lanchonetes de Paris recomendadas em alguns blogs(dizem que comer lá é complicado, não sou o tipo de pessoa que gosta de provar coisas novas então decidi não arriscar)
-Fiz uma página com uma relação de todos os gastos previstos(passagens, hospedagem, limite de gasto diário, valor das entradas dos pontos turísticos.
-Mais ao final do roteiro acrescentei um "dicionário" com nomes de comidas em francês com a tradução(é, eu realmente estou com medo de passar fome lá)
-Fiz uma listinha de pessoas mais chegadas pra não esquecer de comprar lembrancinhas
-Uma listinha de cosméticos e maquiagens recomendadas pra comprar lá
-Lista de endereços e telefones úteis nas cidades em que vamos estar(consulado brasileiro, contatos das hospedagens que ficaremos...)

4° Não complicar a viagem. Quando se fala em ir pra Europa principalmente as pessoas querem tentar ver tudo ao mesmo tempo, é eu também queria no inicio do planejamento. Mas com o limite de dias percebi que não valeria a pena a correria, só o fazer e desfazer malas e o tempo perdido no transporte entre uma cidade e outra nos tira muito tempo da viagem. A maioria dos blogs recomenda ficar pelo menos 4 dias em cidades grandes e 1 ou 2 em menores(em alguns casos como Pisa vale a pena fazer um bate e volta no mesmo dia de outra cidade italiana próxima)

5° Fazer reservas e comprar o que puder antecipado. Quanto as reservas de hospedagem recomendo fazer assim que ja estiver com as passagens compradas, pesquise sobre os bairros da cidade para não ficar em uma localização ruim e gastar dinheiro e tempo extra com transporte. Compre também as passagens internas(entre cidades ou países do local para onde irá) pois compradas na hora costumam ser bem mais caras. Na intenção de não levar muito dinheiro para lá compramos também as entradas de muitos pontos turísticos online, as vezes sai um pouco mais caro mas te livra de filas.

6° Organizar a bagagem: simplificar o máximo possível pra não exceder o limite e não passar trabalho carregando uma mala super pesada de um lado pro outro. Verificar o que vale a pena nem levar e comprar lá. Levar medicamentos básicos pois lá qualquer remédio precisa de receita pra ser comprado. Celular com wifi também é muito útil, se informe sobre a compra de um chip na cidade em que estará para economizar em pacotes locais.

7° Aprenda no mínimo palavras básicas na língua mãe do país em que irá viajar, segundo blogueiros isso ajuda a parecer "educado" e quebrar uma possível primeira má impressão. Sem dúvidas você vai precisar parar alguém pra pedir alguma informação em algum momento, por mais que o inglês seja praticamente universal nada como ganhar a simpatia daquele que pode te ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário