segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Receita: Bolo desconstruído(Naked Cake)

Meninas, vou passar dicas pra montar um bolo desconstruído(esse da foto fiz para o chá de uma amiga).

1. Usar massa pronta(para evitar o transtorno de ter que assar dois bolos e ja ficar cansada antes mesmo de começar a montagem, compro em um mercado ou padaria de confiança)
2. Se quiser que o bolo fique bem alto utilize 2 bolos dividindo cada um em duas partes, se quiser que fique em um tamanho médio utilize apenas três partes das quatro que foram cortadas.
3. Deixe sempre a parte mais bonita para colocar no topo do bolo, ja que ele é desconstruído não da pra esconder imperfeições com cobertura nenhuma.
4. Eu até hoje só fiz com morangos, mas da pra utilizar outras frutas ou apenas recheio e flores pra decorar.
5. Montar no máximo um dia antes de servir, com quanto mais antecedência ele for feito mais risco corre de a massa rachar ou o morango soltar água e escorrer.
6. Faça um recheio firme e monte ainda quente para conseguir maleá-lo sobre o bolo.
7. Peneire açúcar de confeiteiro o mais tarde possível(na hora de servir ou um pouco antes de a festa começar).

Modo de fazer:
1° Corte os dois bolos ao meio e separe
2° Prepare o recheio(doce de leite, brigadeiro, nozes...): vou passar a receita que mais utilizo: creme belga
-2 latas de leite condensado + 8 gostas de essência de baunilha, colocar no fogo médio mexendo pra não grudar no fundo até engrossar(ponto de docinho de copinho). Acrescente uma lata de creme de leite e continue mexendo até voltar ao ponto de docinho. Reserve(pro bolo ficar bem recheado costumo fazer 2 receitas dessa, pode fazer com antecedência e congelar por em média 3 semanas).
3° Bater no liquidificador morango, água e gelo
4° Picar morangos em quadradinhos para recheio e outros ao meio para decoração. Reserve os morangos mais bonitos para colocar inteiros sobre o bolo.
5° Coloque a primeira fatia de bolo sobre a base, molhe com o suco de morango, cubra com recheio e salpique os morango. Coloque os as outras 2 fatias de bolo fazendo o mesmo procedimento. No final coloque a parte mais lisinha de bolo pra fechar.
6° Insira delicadamente os morangos partidos ao meio nas laterais do recheio
7° Geralmente quando o bolo esta pronto coloco na geladeira e deixo os morango inteiros em um potinho separados pra colocar somente na hora de servir. Na hora de servir monte os morangos em cima e peneire açúcar de confeiteiro.

Um comentário: