terça-feira, 29 de abril de 2014

As 5 linguagens do amor

A pouco tempo tivemos um congresso de mulheres na nossa igreja, e um dos temas abordados pela preletora que me chamou a atenção, foram as 5 linguagens do amor. Sei que muitos já conhecem o livro, eu não conhecia do que se tratava até então e fiquei maravilhada com a forma como o tema foi tratado. 
É muito importante descobrirmos em qual linguagem nosso companheiro(a) se comunica para podermos ter atitudes que o agradem e façam com que se sinta amado e importante para nós.

As principais linguagens são:



1-Linguagem de afirmação
Pv 18.21 diz: “"A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto."” 
São elogios verbais e palavras de apreciação e afirmação. A pessoa que se comunica com essa linguagem gosta de palavras de motivação, de encorajamento...para a esposa, ouvir que está bonita ou que a sua comida ficou ótima, fazem toda a diferença. Para o marido, ser elogiado pela maneira como ajuda a esposa em casa, como educa os filhos...Palavras bondosas são muito bem-vindas!

2-Qualidade de tempo:
O próprio nome já diz, é ter tempo de qualidade na vida do casal, não apenas estar junto assistindo TV, mas tirar tempo para curtir a pessoa, fazer um passeio juntos, dar atenção exclusiva ao cônjuge naquele momento. Para a pessoa que fala essa linguagem, momentos a sós com o companheiro são de imenso valor.

3-Receber presentes:
Nessa linguagem, um presente é mais do que uma recordação, é uma demonstração de amor. Não se trata de presentes caros, mas pequenas coisas que fazem com que a pessoa sinta que foi lembrada. Um “agradinho” faz com que essa pessoa ganhe o dia! É importante saber o tipo de presente que a pessoa gosta, observar o que chama a sua atenção.

4- Formas de servir:
Realizar tarefas que agradam o parceiro(a). Posso falar com propriedade dessa linguagem, afinal é uma das minhas! O meu marido já sabe: quer me agradar, lava a louça, põe aquela roupinha na máquina de lavar...hehe. É aquilo que você sabe que seu parceiro gostaria que fizesse. Para as mulheres, está muito ligado as atividades diárias da casa, quando o esposo não ajuda, é como se estivesse demonstrando que não se importa com a esposa. 

5-Toque físico:
Geralmente, é a linguagem do amor do homem. Carinhos, abraços, sexo e toques são a maneira de expressar o amor para seu cônjuge. Entre o casal, é a pessoa que gosta de ser abraçada, acariciada, sempre que o cônjuge está por perto, é a forma como a pessoa se sente amada.

Comece a observar seu parceiro, procure descobrir qual é a linguagem dele através da maneira como se comporta. É muito importante que o casal se conheça, e se esforce para agradar um ao outro, afinal, quando casamos nos propomos a fazer o outro feliz, e quando isso acontece automaticamente nós nos sentimos felizes, é algo mútuo! 

Tire tempo para estar somente com o cônjuge, separe nem que seja uma noite da semana para ficarem juntos, fazer algo que gostam, conversar, passear...

Vamos nos dedicar a ter um casamento pleno e feliz, que agrade ao nosso Deus, e que sirva de testemunho vivo para aqueles que estão a nossa volta!

“Quem encontra uma esposa(o), encontra algo excelente; recebeu uma benção do Senhor.” Pv. 18.22  

Que Deus te abençoe!
Beijos, May

Nenhum comentário:

Postar um comentário