quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

2015: Ano de semear, cuidar e colher (parte 2)

No segundo dia do Acamp fomos ministrados sobre o agir de Deus na conversão de Saulo, e como Deus deseja nos encontrar no caminho de nossa vida e transformar nossa história assim como fez com este homem. A pregação foi do Pr Cícero Bezerra sobre Atos 9:1-18

E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?Atos 9:3-4

Assim que Jesus subiu aos céus os discípulos ficaram meio perdidos, sem saber o que fazer. Com o Pentecostes eles se encheram do Espírito Santo e começou então um mover. No início eram um pequeno grupo e logo muitos foram se convertendo. Com essa expansão do cristianismo logo veio a perseguição, romanos e judeus não aceitavam a existência de uma nova religião.
O cristão primitivo seguia a Jesus por uma causa, o cristão contemporâneo segue a Jesus pela busca de bençãos para si próprio, por isso muitos entram e saem da igreja tão rapidamente.
No começo desse capítulo vemos que Saulo, judeu nascido em Tarso, estava a perseguir cristãos. Deus o encontra no caminho de sua vida, em um momento de sua rotina, e transforma completamente sua história. A transformação é tanta que depois de se encontrar com Jesus ele passa a ser chamado de Paulo. De perseguidor de cristãos ele passa a proclamador do evangelho.
Quando nos encontramos com Deus percebemos a nossa insignificância, o peso do nosso pecado, o quanto precisamos Dele. No processo de conversão de Saulo Deus chama Ananias para orar por ele. Ananias reluta porque sabia das maldades que Saulo havia realizado, mas Deus confirmou sua vontade e mesmo contrariado ele foi.
Na conversão é importante termos ajuda de outras pessoas. A conversão cristã envolve 3 eixos:
1. Mudança intelectual: Passamos a buscar mais em leitura, principalmente da Palavra de Deus. A fé e o conhecimento da Palavra não nos deixam mais engolir qualquer teoria.
2. Mudança de mente: Antes eramos pessimistas, agora depositamos nossa confiança em Deus e sabemos que  todas as coisas cooperam para o nosso bem. Superamos as dificuldades em Cristo.
3. Mudança ética: Lutamos ao máximo para ter um caráter reto, correto diante dos homens e de Deus. Passamos a ser honestos, quem mentia agora não mente mais. Temos uma causa, amamos a Deus e ao nosso próximo.

A diferença do cristianismo para as outras religiões é que servimos a um Deus vivo! O nosso Senhor não esta em um túmulo, Ele ressuscitou! E quando você se encontra com Ele não é mais possível viver a mesma vida, assim como Paulo teve sua vida transformada e até hoje impacta gerações com suas palavras, precisamos viver e anunciar o evangelho de Jesus com ousadia! Ele é um Deus vivo, ouve nossas súplicas e muda nossa história se assim permitirmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário