sexta-feira, 10 de julho de 2015

Preparativos na gestação de trigemeos - Por onde eu começo?

O blog anda meio paradinho e dessa vez nem é tanto por falta de tempo. Ando tão zonza pensando em mil e uma coisas dessa gestação que nem sei por onde começar. Então, na verdade, ainda nem tenho a resposta para o titulo do post(rsrs), mas vou compartilhar um pouco desse vendaval de ideias que tem passado na minha mente.

Preocupações com a gestação em si
Nesse quesito não ha muito o que fazer. Estou buscando não fazer esforços físicos, me alimentar bem, tomar muita água, manter os exames em dia e tomar os complementos receitados pelo médico. Mesmo assim antes de cada consulta temos um friozinho na barriga nos perguntando se estão todos bem.
Como minha barriga ja esta grandinha várias pessoas ficam me perguntando se sinto eles mexerem, de tanto que me perguntavam ja estava ficando preocupada por não sentir nada. Mas o médico disse que cada um deles ainda é muito pequeno e leve, provavelmente só vou senti-los com precisão a partir da 18° semana.

Preocupações com o enxoval
Algumas pessoas me perguntam se ja ganhei muita coisa, essa pergunta também me deixa preocupada,rsrs. Por ser trigêmeos muitas pessoas dizem pra não me preocupar pois vou ganhar muita coisa, mas estou indo para 15° semana e ganhei poucas coisas até então. Imagino que para os amigos também não seja fácil, quando alguém descobre que esta gravida você vai la e gasta uns 25 - 30 pilas em um body e é um presente bem legal. Agora, como faz quando sua amiga anuncia que esta esperando trigêmeos? Em um presentinho gastar quase 90,00 reais?Socorro! Sei que é punk, por isso nem tento criar expectativas.
Nessa gestação ja ganhamos alguns pacotes de fraldas(devo ter umas 300 fraldas que ganhei guardadas em casa, e um pacote de lenço umedecido), ganhamos dois conjuntinhos de paninho de boca e algumas meinhas.
Da outra gestação tenho guardado dois conjuntinhos de calça e camisetinhas que ganhei, dois conjunto de body e calça, dois babadores, uma naninha, um joguinho de paninho de boca e um par de sapatinhos.
Ganhei nessa gestação algumas roupinhas de amiguinhos da igreja e tenho outras amigas que ficaram de ajudar com roupinhas de seus babys(se alguém tiver roupinhas usadas de seus babys pra emprestar ficarei muito grata e feliz    ❤).
Decidi esperar até o cha pra ver o que vou ganhar e focar em depois gastar apenas com o que faltar, mas tem hora que bate um medo! E vai que fica muita coisa pra ultima hora?
Mas estou lutando contra a ansiedade e esperando que no tempo certo tudo vai começar a se ajeitar.

Preocupação com o quartinho
Várias pessoas vieram me perguntar se vou me mudar porque nosso ap é muito pequeno(50 m² com 2 quartos e 1 banheiro). No começo da gestação ja havíamos decidido em ficar ali. Ja prevemos um gasto antes de os bebes nascerem, depois sabemos que provavelmente virão mais gastos esperados e inesperados. Além disso provavelmente depois da licença maternidade não retornarei ao trabalho por algum tempo e nossa renda mensal tera uma queda. Ficando ali evitamos de criar mais dividas, o apartamento é quase todo com mobilia sob medida e fácil de manter limpo e organizado. Porém o quarto dos babys hoje é quarto da bagunça. Estou ja criando um planejamento de coisas para mandar para casa dos pais e outras pra doar/jogar fora, desocupar o quarto não sera um problema. Mas e os móveis? Hoje esta fora de cogitação fazer um quarto sob medida pra eles, dificilmente custaria menos de 4 mil reais. Temos um guarda-roupas de duas portas, pensamos em comprar uma comoda e uma cama de solteiro para por grades e servir de berço para os três no começo. Mas hoje não sei nem como conseguir organizar esses três móveis dentro do espaço que temos. Além de no inicio provavelmente precisar que a banheira deles fique por la. Esse ainda é um dilema sem solução, continuamos pesquisando, orando e pensando no assunto.

Preocupação com os carrinhos
Trocamos de carro há pouco tempo, graças a Deus por isso! De um celta passamos pra um siena, o dilema do porta malas ja esta praticamente solucionado. Porém um carrinho de bebe ja ocupa um espaço imenso, imagina 3? Pesquisei diversos modelos...opções...e foi impossível chegar em uma solução perfeita. No Brasil temos poucas opções de marcas e modelos, e decidimos focar na praticidade ja que a vida com 3 costuma ser bem agitada. Por isso decidimos por um carrinho duplo e outro single, com modelos tipo guarda-chuva. Esse carrinho não é recomendado para os bebes nos primeiros meses de vida, provavelmente no começo contaremos apenas com os bebes conforto mesmo para carregar de um lado pro outro.
Ja ganhei um bebe conforto de uma amiga, era do filho dela. Tenho outro prometido de uma colega de trabalho da minha mãe e falta um terceiro. Precisamos ver ainda se os tres caberão um ao lado do outro no banco de tras do siena, rsrs, mas vamos ter que dar um jeito de fazer caber.
Os carrinhos que gostamos(modelo, praticidade e preço mais acessível) foram:

Sunshine - burigotto
Duetto - burigotto

Eles reclinam quase que completamente, são leves, fecham estilo guarda-chuva e ocupam pouco espaço. Mas tem horas que ainda me pergunto se um carrinho com suporte para bebe conforto não vai fazer muita falta nos primeiros meses, ó duvidas cruéis!

Preocupação com o chá de bebe
Mesmo sabendo dos gastos decidi fazer o chá de bebe, minha meta é conseguir até o final da gestação estocar 7 mil fraldas para o primeiro ano dos tri. Acho que o chá vai contribuir e muito com essa meta. Ja sei que vou poder contar com a ajuda da minha mãe e sogra para os doces e salgados. Vou simplificar tudo pra não dar muito trabalho e despesa. A preocupação com o cha hoje se da quanto as seguintes perguntas...
Quando fazer? A principio decidi pelo dia 06/09, mas tenho medo de algumas pessoas viajarem por ser véspera de feriado e medo de minha barriga não estar grande o suficiente(vou estar de 22 semanas)
Quem convidar? Minha lista tem parentes, amigas e algumas conhecidas que tem se mostrado envolvidas com nossa gestação(atraves de mensagens, whatts, face, conversas na igreja...). Mas minha humilde lista ja esta em quase 180 mulheres!! Sei que pelo menos 15% costuma faltar, mas como ter certeza de quem vai se nem todas confirmam? Medo de faltar lugar, de faltar ou sobrar comida.
Aonde fazer? Como minha lista esta grande tem que ser um lugar que comporte pelo menos 150 pessoas. A principio estou contanto com o salão que uma tia esta construindo, porém os bombeiros tem dificultado a liberação do alvará. Aí o medo...será que vai dar tempo? Meu plano B é o salão de nossa igreja, mas por ser um local simples teria que ter uns gastos a mais com decoração que não estavam no meu planejamento.
Sempre sonhei com um cha delicado, meigo, bem decorado. Tinha mil inspirações salvas no computador, mas com 3 babys a caminho os gastos são inviáveis, porém sei que essa provavelmente será minha unica gestação e não queria fazer algo totalmente desleixado. Vamos ver o que sera possível.

Duvidas na escolha dos nomes
No principio com os sexos indefinidos estava impossível pensar em nomes, escolher 3 nomes de meninos e 3 nomes de meninas que harmonizassem entre si e tivessem significados que nos agradassem não foi possível. Decidimos que iriamos deixar essa etapa pra depois de saber os sexos. Com a suspeita de 2 meninas e 1 menino ja tinhamos o nome do menino(Benjamin), porém das meninas não fluiu. Agora com a suspeita de 2 meninos e 1 menina decidimos Melina para a menina e dos meninos não esta fluindo. A principio deixamos Benjamin pois não estamos encontrando outro nome que harmonize com esse. Sugestões? rsrs

Ultimamente são esses dilemas que tenho vivido, aos poucos creio que Deus vai nos abençoando e um a um desses dilemas será resolvido.

4 comentários:

  1. oi Manu...estou acompanhando sua gravidez pelo blog, imagino que deve ser bem diferente estar gravida de três rs... Acho que é normal estas preocupações (chá, enxoval, quarto...) afinal não é apenas 01 bebe são três então tudo vezes três rs... mas acho que você ficar preocupada não é bom, tente ficar o mais tranquila possível e permaneça em oração, eu creio que Deus vai suprir todas as necessidades de vcs cinco, mesmo que vc saia do emprego, seu esposo pode ter um aumento de salario no serviço, alguém pode dar a reforma do quarto, outro pode dar os berços, enfim..eu creio que Deus não nos dá nada alem do que podemos ter/cuidar ..se Ele deu a vocês estas três bençãos (de uma só vez) sei que Ele também dará as condições de alguma forma... ainda que o nosso lado humano fica super ansioso mas sei que pra Ele não ha impossíveis!!! ...Que Deus te abençoe, te desejo tudo de bom e aproveite muito este momento!! ...ahh segue minhas sugestões de nomes (eu casei a pouco tempo mais ja tenho até lista de nomes para nossos filhos, acredita? kkk) Menino:Alex,Artur,Henrique,Lucas,Tito,Uziel,Samuel,Filipe,Franklin,Leonardo,Otaviano,Roberto,Théo; Menina:Alice,Bárbara,Débora,Ester,Flávia,Giovanna,Graziele,Isabel,Isabela,Jaqueline,Karla,Kelly,Lara,Laura,Lívia,Sílvia,Valentina. Bjo e abraço, fica na paz de Deus na certeza que Deus é fiel em todo tempo, Ele não vai desamparar vocês!!

    ResponderExcluir
  2. ahh mais uma coisa, sobre o chá (dica que usei no meu chá de panela) você pode fazer ou pedir pra alguém fazer pra vc diversos bolos: bolos de cenoura, chocolate, etc... Bolos simples mesmo e cortar em fatias, colocar em uma bandeja, fica delicioso e é fácil/barato de fazer. Outra sugestão também é fazer sucos, chá gelado, canudinhos de maionese..são mais algumas opções baratas e fáceis de fazer...Eu não gastei muito no meu porque pedi para as mais chegadas (avós, tias, minha mãe) para trazerem os pratos... Vc podia fazer isso de repente, pedir para apenas algumas das mulheres tipo trazerem um refri, um bolo...algo mais simples talvez e vc só faz a decoração..um arco, compra uns tnts... acho que vc não vai gastar muito e fica algo bem bacana, outra ideia é fazer um chá caipira, apenas com doces(paçoca, doce de abóbora, pé de moleque), bolos, suco de uva, mousse de morango nos copinhos (danone caseiro) seria uma boa opção também por ser algo mais "rustico" vc pode decorar com o que tem em casa, fazer bandeirolas...veja na internet umas imagens tem umas coisas bem bonitas e simples de fazer... são só ideias tá!.... :).. Me perdoe os comentários gigantes, eu acabo me empolgando rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas Dy, vou ver o que conseguimos aproveitar =D
      Os bolos é uma boa ideia, vou ver com algumas amigas essa ajuda. A cada dia que passa vamos ficando um pouco mais tranquilos, algumas coisas ja vão se ajeitando, vamos orando e Deus vai nos confirmando que é momento de confiar e descansar Nele.
      Agente desde o namoro nunca conseguiu entrar em consenso de nome,rsrs, então sempre decidimos que deixaríamos essa escolha para a hora necessária, ja temos três opções bem fortes mas ainda não deu segurança pra bater o martelo. Vou esperar minha próxima ultra na segunda, o médico confirmando os sexos ja decidimos e divulgamos.
      Bjinhos

      Excluir
    2. Que bom!! ... Vai dar tudo certo!!! Bjo..vou acompanhando....

      Excluir